21 de ago. de 2011

CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA


Percebo atualmente a clara intenção de mudança de currículos, com a premissa de tornar a educação mais efetiva. Na realidade o que move este tipo de iniciativa são os baixos índices de aprovação verificados em nossas escolas públicas. É uma iniciativa louvável. Mas...
Creio que o problema não está numa simples mudança de método ou conteúdo. A “coisa” é muito mais complexa. O maior problema está naquilo que o professor deseja e o que o aluno quer. Basicamente é a diferença de objetivos que causa todo o conflito, cuja solução não está em um pequeno prazo, em um índice ou em um valor aceitável. Devemos desmontar conceitos construídos durante muitos anos, como aquele de ensinar para a vida, o que não ocorre atualmente, com toda a certeza. Nós professores até podemos achar que estamos atingindo este nobre objetivo, mas “podes crer” os alunos não. Para obtermos sucesso devemos mudar inicialmente a nossa maneira de ensinar e de pensar os conteúdos e ao mesmo tempo atualizá-los. É uma tripla mudança, mas não pode ser regrada por “avaliações” como Vestibular e ENEM, ou pior, por índices. Estamos falando em pessoas e não em números. Nós, os professores, somos constantemente cobrados em fazer avaliações múltiplas de nossos alunos. Como avaliá-los em apenas uma prova? Está lançada a polêmica.
Por outro lado, atualmente a grande batalha na educação é para que utilizemos as tecnologias modernas como computadores, internet e etc. Com toda a certeza estas são apenas ferramentas que facilitam o processo do ensino e da aprendizagem, mas se utilizadas de forma equivocada, irão mais atrapalhar do que ajudar. Sou apenas um aprendiz no uso de tais tecnologias, mas não se iludam nossos alunos não estão aptos a utilizá-las sem que antes, nós, professores, mostremos o caminho melhor a ser trilhado, pois muitos pais ignoram as tecnologias e querendo ou não este papel é nosso. Embora a maioria de nossos alunos tenha nascido na era da informática, não foi devidamente informada de como utilizar as ferramentas tecnológicas da melhor maneira. Uma boa parte de nós viu a informática chegar a nosso meio, por tanto é nossa obrigação indicar o melhor caminho.
Uma nobre iniciativa das autoridades competentes são programas que estimulam o uso de tecnologias, inclusive facilitando a aquisição de notebooks, permitindo o acesso à internet e habilitando os professores no uso destas tecnologias. Mas ao mesmo tempo estas autoridades não oferecem suporte técnico para que estas tecnologias sejam utilizadas de forma efetiva. Mas, só para polemizar, quantos professores irão realmente utilizar esta ferramenta para auxiliá-lo no dia a dia educacional? Só o tempo irá dizer.

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