28 de dez. de 2011

A GRUTA DOS ÍNDIOS E OS ANIMAIS (bichos e humanos)



Como sou professor de Biologia, nos últimos anos tenho utilizado o Parque da Gruta como “sala de aula” realizando uma trilha com meus alunos. Normalmente destaco em pontos predeterminados, a adaptação das plantas, nativas ou não, no ambiente em que vivem. Como em toda a atividade desta natureza solicito relatório aos alunos, peço sempre que além das plantas observem a conservação e situação dos animais do minizoo.
É de forma unânime que meus alunos criticam as condições dos animais. Não é de hoje que os animais presos ou não vivem em condições precárias. Isso ocorre por uma série de fatores. Os presos obviamente que recebem dietas pobres e pouca assistência médica.
Os animais soltos, devido ao empobrecimento de seu habitat buscam alimentos alternativos. Pergunte aos moradores do entorno do parque o dia a dia de convivência com os símios que habitam este pedaço do cinturão verde.
Outro problema é as churrasqueiras, que em dia de movimento produzem muita fumaça que com certeza prejudica toda a fauna do local. Os animais soltos ainda pode tentar distanciar-se pás os do minizoo não possui esta chance.
Eu não gostaria, de perder este espaço que utilizo com meus alunos, primeiro porque é perto, inclusive vou caminhando com os alunos. Segundo porque é uma área rica em biodiversidade.
Como não quero ficar só nas criticas aponto algumas soluções, que pelo menos minimizem a situação. Sei que não são fáceis e muito menos imediatas, mas o problema é tão sério que não será resolvido de forma simples.
O ideal seria formar um grupo de profissionais (Biólogo, Médico Veterinário, Paisagista, guarda ambiental, etc.) com responsabilidade exclusiva no parque. Pelo menos um Biólogo exclusivo e um médico veterinário, para avaliarem a situação e indicar algumas soluções.
Outra idéia interessante seria, por parte de nossos cursos superiores, incentivarem a pesquisa científica neste local, disponibilizando alunos e verbas, para que além de diagnosticar os problemas indiquem as soluções.
O afastamento do minizoo em relação às churrasqueiras também é algo a ser considerado.
Para terminar um recado aos visitantes: alimentar os animais parece um ato humano, se fosse com o tipo alimento ideal, sim. No caso não é, pois comidas industrializadas, bolachas, salgados, pães, etc. provocam sérios problemas estomacais e no caso dos macacos, os mais atrevidos, provoca cárie e outros problemas. Então se você gosta de animais, não os alimente com comida errada, pois a foto que estás tirando no momento em que ele esta comendo, pode ser a última dele.

Nenhum comentário: