10 de jul. de 2012

ÉTICA DIGITAL NA ESCOLA


Estamos vivendo numa época em que a Internet adquiriu status de ferramenta educacional. Mesmo que alguns colegas professores ainda resistam ao seu uso como auxiliar na educação, nossos alunos utilizam-na das mais variadas formas. Uma delas é a troca de informações na realização de um trabalho ou tema utilizando o “Facebook” se valendo dos grupos fechados.
            Como além da Biologia adoro trabalhar com tecnologia, como já deixei claro em outros ensaios aqui publicados, não posso evitar de abordar este tema. Atualmente estou preparando uma atividade com algumas turmas na qual vou utilizar o “Facebook”.
            Minha primeira preocupação não foi com a atividade propriamente dita, mas com as atitudes dos alunos durante a atividade. Antes mesmo de realizar a tarefa, senti a necessidade de abordar um tema mais importante: A ética no ambiente digital.
            Percebo que os alunos, de uma forma geral, não medem as consequências de seus atos quando usam, principalmente, as redes sociais. Como esta prática está inserida, querendo ou não, no meio educacional, gostaria de lançar um alerta e ao mesmo tempo uma dica: As escolas devem criar o seu código de ética no uso da internet nas atividades escolares. Devem condicionar limites e consequentemente punições para os alunos que não seguirem as regras fundamentais no uso das ferramentas digitais. Também devem tratar os temas relacionados às redes sociais de forma natural como se fossem realizadas no ambiente escolar. Hoje os problemas escolares não se restringem mais as “quatro paredes” da escola, há muito tempo já extrapolaram este limite. Quando um aluno “posta” uma ofensa á um colega ou a um professor está infringindo regras e para tanto deve arcar com as consequências de seu ato.
            Como sou adepto da prevenção, nós professores que utilizamos as técnicas digitais em atividades com nossos alunos, temos o dever de incluir em nosso plano de trabalho o item: ética digital, para que eles tenham consciência da amplitude de seus atos quando utilizam a WEB. Poderia também ser incluído na aula de sociologia, que tal?
Por outro lado, gostaria de ver incluído nos temas durante as formações dos professores uma abordagem mais efetiva sobre a ética digital para podermos trabalhar de uma maneira mais objetiva com nossos alunos. Poderiam ser “convocados” especialistas em direito digital para que nos orientassem como proceder na montagem das regras digitais na escola.
            Tenho consciência da polêmica do tema, mas apenas lanço aqui uma “sementinha” para que o assunto comece a ser abordado de uma forma mais séria e profissional tanto pelas escolas quanto pelas autoridades da área educacional. 

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